As primeiras observações a respeito da eletricidade remontam da Grécia antiga, quando o filósofo Tales de Mileto (640 - 546 a.C) observou que o âmbar atritado era capaz de atrair pequenos objetos (era a carga elétrica estática).
Mas teoria da eletricidade começou a fundamentar-se, de fato, ao que tudo indica, com as teorias de Benjamin Franklin (1706 - 1790). Ele considerava a eletricidade como um fluxo invisível que "escoava" de um corpo a outro. Se esse fluxo ocorresse de um corpo com mais "fluido" para um corpo com menos "fluido", dizia-se que os corpos eram positivos e negativos respectivamente. Charles Coulomb aperfeiçoou os conceitos sobre cargas elétricas em meados do século XVIII.
O século XIX testemunhou uma rápida expansão sobre o conhecimento da eletricidade e do magnetismo, culminando com as grandes experiências de Michael Farady (1791 - 1867) e James Clark Maxwell.
Para efeitos de alocação histórica, a idade da
Eletrônica teve início em 1837 com a invenção do telégrafo por
Samuel Morse nos EUA. Em 1888, Heirich Hertz nota o fenômeno de produção de
corrente alternada de alta frequência que denominou ondas eletromagnéticas,
mais tarde, ondas Hertzianas. Na mesma época o pesquisador francês Edouard
Branly inventou um dispositivo denominado coesor, capaz de detectar as
ondas Hertzianas.
Em 1896, Guglielmo Marconi, um cientista italiano, usando um transmissor de centelha usado por Hertz agora acoplado a uma antena transmitiu ondas eletromagnéticas a uma distância de 3600 m cuja detecção foi feita empregando-se de um dispositivo coesor.
Na primeira metade deste século, Georg Simon Ohm desenvolveu a lei de Ohm, relacionado os conceitos de proporção entre corrente e tensão. Nesse mesmo período Gustav Robert Kirchoff desenvolveu as chamadas " Leis de Kirchoff".
Em 1897, o físico inglês J. J. Thomson descobriu o elétron e determinou que sua carga era negativa.
Em,
1906 nos EUA, H. A. Dundwoody e G.H.Pickard trabalhando simultaneamente na
obtenção de um detector de ondas eletromagnéticas mais eficientes, descobriram
a propriedade que certos cristais, como a galena, tinham em detectar as ondas
Hertzianas desenvolvendo o famoso receptor conhecido como radio galena.
Em 1909, o físico americano Robert Millikan descobriu que a carga elétrica podia ser quantificada.
Assim os conceitos em eletricidade e suas teorias foram sendo desenvolvidas até que, finalmente em 1949 , John Barbeen, Walter Bratain e Willian Shokley, todos da Bell Telephone Laboratories iniciaram uma revolução na eletrônica, com a invenção do transístor.
Da invenção do transistor até os dias de hoje a eletrônica têm tomado cada vez mais e com maior intensidade todas as áreas, revolucionando o modo de vida contemporâneo.
Questões pra revisão